sábado, 1 de dezembro de 2007
O que é a filtragem biológica?
É o termo dado à ajuda que se pode dar para que as colónias de bactérias modificadoras da amónia se desenvolvam.
De onde vem a Amónia?
A amónia vem directamente das guelras dos peixes e também da decomposição dos dejectos e restos de comida.
Este tipo de colónias é uma peça fundamental para o aquário, isto leva-nos a tentar perceber um pouco mais como funciona este tipo de filtragem. A Natureza fornece vários tipos de bactérias que transformam a amónia em compostos progressivamente menos tóxicos.
- As “nitrosomonas” transformam a amónia em nitritos,
- 2º As “nitobactérias” transformam os nitritos em nitratos.
Nota: Estas bactérias não implicam qualquer perigo e são muito abundantes na natureza. São tão abundantes que não há necessidade de as introduzir no aquário. A natureza faz esta tarefa por nós.
Em presença de amónia e oxigénio essas bactérias multiplicam-se naturalmente, fixando-se nos vidros e equipamento do aquário, rochas, areão entre outros.
A filtragem biológica requer somente:
- Uma superfície de fixação
- Amónia como alimento
- Água rica em oxigénio
Então porque precisamos de uma filtragem física?
Se limitarmos o número de peixes ao que a filtragem biológica pode comportar e resolver, não necessitamos de uma filtragem física. Infelizmente, não é possível ter vários peixes num aquário só com a filtragem biológica.
O que é a filtragem Física\Mecanica?
Ao conseguirmos filtrar mecanicamente os resíduos do aquário antes da sua decomposição adiantamos um passo. Já para não falar que esses produtos estragam a beleza do nosso aquário.
Em poucas palavras, a filtragem física é a retenção num filtro das partículas sólidas em suspensão na água do aquário. A qual remove directamente a amónia dissolvida na água, nem qualquer outro produto dissolvido. As matérias filtrantes mais vulgares não retêm bactérias e algas, nem quaisquer sólidos fixados no areão, plantas ou decorações.
É necessário recorrer a outros processos para remover essas partículas sólidas, um dos mais fáceis, é o de aspirar o areão, quando se faz a mudança periódica da água. As quatro mais vulgares matérias de filtragem física são a esponja, fibras soltas e fibras agregadas em cartuchos, sendo as fibras laváveis até certo ponto.
Nota: Quanto mais pequenos os poros da matéria filtrante, mais fina a filtragem mas também mais rápida a acumulação. Outra regra é a de que quanto maior a superfície filtrante mais lenta a acumulação, por outras palavras quanto maior for o filtro, mais espaçada é a sua limpeza ou substituição.
Consoante a matéria filtrante se for enchendo de partículas, mais apertada vai sendo a passagem e portanto as partículas retidas cada vez vão sendo mais pequenas, até que a água deixa de passar. Um bom filtro mecânico, é aquele que retém suficientes partículas para manter a água limpa, sem colmatar rapidamente.
0 comentários:
Enviar um comentário